MPEG-SCORM: proposta de ontologia de metadados interoperáveis entre Televisão Digital e aplicações para o Ensino a Distância

Authors

  • Marcelo Correia Dos Santos
  • Yuzo Iano

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv3n3-002

Keywords:

Televisão Digital, e-Learning, Metadados, MPEG, SCORM, Convergência midiática

Abstract

A convergência entre as mídias digitais propõe uma integração entre as TIC, focadas no domínio do multimídia (sob a responsabilidade do MPEG, Moving Picture Experts Group, constituindo o subcomitê ISO / IEC JTC1 SC29), e as TICE, (TIC para a Educação, geridas pelo subcomitê ISO / IEC JTC1 SC36), destacando-se os padrões MPEG, empregados na forma de conteúdo e metadados para o multimídia, e as TICE, aplicadas à Educação a Distância, ou e-Learning (o aprendizado eletrônico). Neste sentido, coloca-se a problemática de desenvolver uma correspondência interoperável de bases normativas, atingindo assim uma proposta inovadora na convergência entre as mídias digitais e as aplicações para e-Learning, essencialmente multimídia. Para este fim, propõe-se criar e aplicar uma ontologia de metadados interoperáveis para web, TV digital e extensões para dispositivos móveis, baseada na integração entre os padrões de metadados MPEG-21 e SCORM, empregando a linguagem XPath.

Published

2021-05-14

How to Cite

DOS SANTOS, M. C. .; IANO, Y. . MPEG-SCORM: proposta de ontologia de metadados interoperáveis entre Televisão Digital e aplicações para o Ensino a Distância. Latin American Journal of Development, v. 3, n. 3, p. 963-978, 14 May 2021.