Gestão do Risco no Setor Público: Uma Revisão de Pesquisa Empírica

Authors

  • Hélio Corguinho Fernandes
  • Francisco José Ribeiro Rodrigues
  • António Pedro Pereira Ribeiro
  • David Miguel Almeida Amaral
  • Miguel Gomes Sá Júnior

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv2n5-018

Keywords:

Risco, Processo de Gestão do Risco, Setor Público, Governo, Segurança

Abstract

Qualquer organização tem como estratégia alcançar as metas e os objetivos previamente definidos, contudo as mesmas são influenciadas por fatores internos e externos, que tornam o caminho para as suas metas e objetivos mais ou menos difíceis de alcançar. Este processo que torna o alcance dos objetivos mais ou menos difícil de alcançar denomina-se de risco.

O risco é um fator que está constantemente associado ao processo de tomada de decisão. O objetivo das organizações é gerir e minimizar ao máximo este fator, ou seja, identificar e analisar os riscos que estão inerentes à decisão que se pretende tomar, para que a organização consiga estabelecer uma melhor estratégia de suportar os mesmos e ao mesmo tempo atingir os seus objetivos. 

A gestão de risco pode ser aplicada a qualquer tipo de organização, no entanto, neste trabalho pretendemos abordar com maior primazia a gestão do risco no setor público, uma vez que, o setor público apresenta uma estrutura muito mais alargada e complexa do que o setor privado, e onde a presença de várias entidades muitas das vezes conduz a conflitos de interesses, mas também por ser um setor onde a burocracia está muito presente, tudo isto afeta negativamente o processo de tomada de decisão, e em consequência o grau e a variedade do risco que esta atividade apresenta.

O objetivo do setor público é satisfazer as necessidades básicas da sociedade, como tal toda a atividade e responsabilidade deste setor é maior, uma vez que tem de assegurar à população que nenhum risco corrente ou futuro ameaça aquilo que lhes é garantido.

Dadas estas responsabilidades, em setores cruciais que atendem à população como: defesa, segurança, educação e saúde, o setor público apresenta complexidades muito mais alargadas e por isso torna a tarefa da gestão do risco maior. Assim sendo, pretendemos com este artigo realizar uma revisão sistemática da literatura existente da temática em causa.

Published

2020-10-30

How to Cite

FERNANDES , H. C. .; RODRIGUES, F. J. R. .; RIBEIRO, A. P. P. .; AMARAL, D. M. A. .; JÚNIOR, M. G. S. . Gestão do Risco no Setor Público: Uma Revisão de Pesquisa Empírica. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 2, n. 5, p. 311–328, 2020. DOI: 10.46814/lajdv2n5-018. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/95. Acesso em: 18 may. 2022.