O uso dos jogos eletrônicos na educação musical e sua possibilidade enquanto recurso didático

Authors

  • Luciana Carolina Fernandes de Faria
  • Sheila Regiane Franceschini
  • Karen Rodrigues da Rocha

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv2n5-017

Keywords:

Música e tecnologia, Jogos eletrônicos e música, Educação Musical e videogame

Abstract

 Diante dos desafios contemporâneos de promover uma educação de qualidade, pesquisadores e professores têm buscado discutir novas estratégias de ensino que envolva os alunos no processo de aprendizagem e que contribuam para uma formação integral e autônoma. Considerando que as novas tecnologias digitais e os jogos eletrônicos atraem jovens e adultos, pesquisadores e leigos, e estão presentes em grande parte da vida cotidiana das pessoas, discute-se a potencialidade de tais meios aplicados à educação e à produção artística. Assim, este artigo tem por objetivo identificar e descrever alguns jogos eletrônicos, educativos ou comerciais, que abordem conteúdo musical, a fim de compreender como estes jogos podem contribuir para a educação musical no contexto escolar. Para isto, foram analisados três jogos com temática musical, dois comerciais para videogame, e um educativo para computador, a fim de descobrir como cada jogo aborda e desenvolve os aspectos musicais em seu contexto. Como resultado, constatou-se que cada jogo, de acordo com seus limites, proporciona uma experiência musical, com estímulo auditivo em relação a elementos musicais como parâmetros do som, frases, articulações, etc. Destacou-se, além disso, que os jogos comerciais abordam os conteúdos musicais de forma lúdica e descompromissada, levando o jogador a vivenciar experiências musicais mesmo sem se dar conta disto, e sem a obrigação de cumpri o jogo como uma tarefa escolar. Todo jogo é por sua essência envolvente e interativo, exigindo do jogador uma atenção perceptiva e sua participação ativa. Assim, conclui-se que o jogo, seja educativo ou de entretenimento, pode servir como um recurso pedagógico envolvente, que contribua um aprendizado autônomo e prazeroso.

Published

2020-10-30

How to Cite

FARIA, L. C. F. de .; FRANCESCHINI, S. R. .; ROCHA, K. R. da . O uso dos jogos eletrônicos na educação musical e sua possibilidade enquanto recurso didático. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 2, n. 5, p. 304–310, 2020. DOI: 10.46814/lajdv2n5-017. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/89. Acesso em: 17 aug. 2022.
<br data-mce-bogus="1"> <br data-mce-bogus="1">