Conceitos e práticas pedagógicas dos professores unidocentes diante das dificudades de aprendizagem em matemática

Concepts and pedagogical practices of unidocente teachers facing learning difficulties in mathematics

Authors

  • Janíbia Fernanda Costa de Oliveira
  • Marta Maria Pontin Darsie

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv3n6-027

Keywords:

Concepções, Dificuldades de Aprendizagem, Dificuldades de Aprendizagem em Matemática.

Abstract

O artigo tem o objetivo de apresentar, resultados de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso. Na investigação procuramos compreender quais são as concepções e as práticas docentes diante das dificuldades de aprendizagem em matemática de alunos dos 4os anos do Ensino Fundamental. Neste trabalho faremos um recorte de nosso estudo, divulgando apenas os resultados das concepções de professores referentes às dificuldades de aprendizagem e dificuldades de aprendizagem em matemática. A investigação foi desenvolvida em dois momentos: no primeiro fizemos um levantamento de pesquisas brasileiras que discutiam as dificuldades de aprendizagem em matemática com o propósito de conhecer o quê os autores dizem sobre o tema. Segundo, realizamos a pesquisa de campos, com seis professoras que lecionam matemática em turmas de 4° ano do ensino fundamental, em três escolas da rede estadual de Cuiabá – Mato Grosso. Em resposta a problemática de nosso estudo, concluímos que todos os sujeitos transitam, maior ou menor grau, entre duas perspectivas distintas de Educação Matemática. Assim, é possível dizer que para dois sujeitos há uma tendência à perspectiva contemporânea, enquanto outros, há uma convergência para a perspectiva tradicional. Quanto às suas práticas, encontramos uma forte tendência para as concepções tradicionais

Published

2021-12-15

How to Cite

DE OLIVEIRA, J. F. C. .; DARSIE, M. M. P. . Conceitos e práticas pedagógicas dos professores unidocentes diante das dificudades de aprendizagem em matemática: Concepts and pedagogical practices of unidocente teachers facing learning difficulties in mathematics. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 3825–3841, 2021. DOI: 10.46814/lajdv3n6-027. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/857. Acesso em: 1 jul. 2022.