A contribuição da afetividade no desenvolvimento da inteligência lógico-matemática

The contribution of affectivity in the development of logical-mathematical intelligence

Authors

  • Michele Aparecida Cerqueira Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv3n6-014

Keywords:

afetividade, inteligência lógico-matemática, neurociência, matemática

Abstract

A afetividade na transmissão de conhecimento serve como ferramenta base quando na apresentação, principalmente, de conteúdos de ordem abstrata como os apresentados na matemática. A fim de favorecer o ensino aprendizado, tem-se como foco central a relação dos processos cognitivos, para isso foram analisados trabalhos onde havia a presença da neurociência, uma vez que o processo acontece no cérebro. Visto isso, há uma explanação acerca dos entendimentos do desenvolvimento humano e importância da afetividade na percepção de Sigmund Freud e Jean Piaget. A seguir, é apresentado um panorama das teorias, inicialmente dedicadas a superdotação, que podem levar o indivíduo a desenvolver a inteligência lógica-matemática por meio dos processos de enriquecimento escolar que favorecem a cognição e a assimilação de informações. Por fim, as atividades propostas ajudam ao professor desenvolver as habilidades relacionadas ao pensamento crítico e raciocínio lógico inerentes a essa inteligência.

Published

2021-11-25

How to Cite

RODRIGUES, M. A. C. . A contribuição da afetividade no desenvolvimento da inteligência lógico-matemática: The contribution of affectivity in the development of logical-mathematical intelligence. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 3677–3692, 2021. DOI: 10.46814/lajdv3n6-014. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/829. Acesso em: 30 nov. 2021.