Estágio Curricular nos Cursos de Licenciatura em Química: Concepções, percepção e preparo dos formadores

Curricular Teaching Practice in Chemistry Undergraduate Courses: Conceptions, perceptions and education of teacher educators

Authors

  • Sidilene Aquino de Farias
  • Luiz Henrique Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv3n6-009

Keywords:

estágio curricular, licenciatura em Química, docentes formadores.

Abstract

O Estágio Curricular consiste em uma dimensão curricular importante e obrigatória nos cursos de formação inicial de professores. Este trabalho teve por objetivo analisar as concepções acerca do Estágio Curricular na formação inicial de professores de Química na Região Norte do Brasil. Para tanto, buscou-se conhecer por meio de entrevista semiestruturada com docentes formadores responsáveis pelo estágio e/ou disciplinas integradoras, bem como a importância que atribuem ao estágio no curso. Os dados obtidos foram organizados de acordo com a técnica a Análise Textual Discursiva. Participaram do estudo 16 docentes formadores de Licenciatura em Química, localizados em cinco dos sete Estados da Região Norte – Acre, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. Os resultados foram estruturados a partir de duas temáticas perfil profissional e formação docente; concepção sobre o estágio curricular, que mostram que a maioria dos docentes formadores é formada por licenciado e/ou bacharel em Química com Pós-Graduação em uma subárea clássica da Química. Apenas dois docentes formadores mencionaram terem realizados Pós-Graduação na área de Educação Química. Nos relatos dos docentes formadores a principal concepção de estágio configura como momento de aplicar na prática a teoria.

Published

2021-11-16

How to Cite

DE FARIAS, S. A. .; FERREIRA, L. H. . Estágio Curricular nos Cursos de Licenciatura em Química: Concepções, percepção e preparo dos formadores: Curricular Teaching Practice in Chemistry Undergraduate Courses: Conceptions, perceptions and education of teacher educators. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 3574–3590, 2021. DOI: 10.46814/lajdv3n6-009. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/822. Acesso em: 2 dec. 2021.