Formação para gestão de organizações culturais e artísticas: uma pesquisa exploratória

Training for management of cultural and artistic organizations: an exploratory research

Authors

  • Romero de Albuquerque Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv3n5-037

Keywords:

gestão cultural, marketing, mercado de arte

Abstract

Em boa parte do território brasileiro há uma escassez de gestores para as organizações culturais e artísticas. Tal problema é acarretado, em parte, pela deficiência na formação dos gestores e, também, dos artistas, bem como pelas dificuldades em formar profissionais numa lógica interdisciplinar. Neste contexto, esta pesquisa exploratória e explicativa visa discutir os obstáculos e os desafios a serem enfrentados pelos gestores e pelos artistas para a inserção no mercado de trabalho, a partir de uma revisão bibliográfica, documental e entrevistas com acadêmicos, gestores e artistas. Os resultados preliminares apontam que a oferta de ensino de administração e de artes no Brasil é ampla. Contudo, na área de administração, seu foco na maioria das vezes é formar pessoas capacitadas para ocupar cargos de gestão como funcionários em áreas de conhecimento mais voltadas a atender às necessidades de grandes organizações. E na área de artes, qualificar profissionais que possam se expressar nas diversas linguagens artísticas. Desta forma, há uma carência de cursos que contemplem conhecimentos de gestão, produção cultural e arte para contribuir na formação de profissionais de carreiras artísticas e gestores. Conclui-se que os conhecimentos de produção e gestão de organizações culturais e artísticas, por também contribuírem com a noção de “organização” presente na ciência administrativa, proporcionam aos profissionais das carreiras artísticas ferramentas para estruturar e gerenciar suas atividades laborais.

 

In much of Brazil there is a shortage of managers for cultural and artistic organizations. This problem is caused, in part, by the deficiency in the training of managers and also by artists, as well as by the difficulties in training professionals in an interdisciplinary logic. In this context, this exploratory and explanatory research aims at discussing the obstacles and challenges to be faced by managers and artists for insertion in the labor market, based on a bibliographical review, documentary and interviews with academics, managers and artists. The preliminary results indicate that the offer of teaching of administration and arts in Brazil is ample. However, in the area of ​​management, the focus is most often on training people to hold management positions as employees in knowledge areas that are more geared to meeting the needs of large organizations. And in the area of ​​arts, qualify professionals who can express themselves in the various artistic languages. In this way, there is a lack of courses that contemplate knowledge of management, cultural production and art to contribute in the formation of professionals of artistic careers and managers. It is concluded that the knowledge of production and management of cultural and artistic organizations, as they also contribute to the notion of "organization" present in the administrative science, provide professionals of the artistic careers with tools to structure and manage their work activities.

Published

2021-10-06

How to Cite

MARANHÃO, R. de A. . Formação para gestão de organizações culturais e artísticas: uma pesquisa exploratória: Training for management of cultural and artistic organizations: an exploratory research. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 3187–3202, 2021. DOI: 10.46814/lajdv3n5-037. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/786. Acesso em: 28 oct. 2021.