Educação do campo na UEMA: uma análise da linha de pesquisa prática pedagógica nos Trabalhos de Conclusão do Curso na modalidade a distância

Campus education at UEMA: an analysis of the pedagogical practice research line in distance learning Course Completion Assignments

Authors

  • Ilma do Socorro Santana Pinheiro
  • Eliza Flora Muniz Araújo
  • Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv3n5-031

Keywords:

Educação do campo, Prática pedagógica, EAD

Abstract

O presente artigo versa sobre as linhas de pesquisa abordadas pelos alunos do Curso de Especialização em Educação do Campo a distância no Trabalho de Conclusão de Curso-TCC, tendo como foco a prática docente e estabelecendo uma relação com a teoria estudada no decorrer do curso. Propõe analisar o quantitativo de alunos por linha de pesquisa, investigando, especificamente, a temática “Prática Pedagógica em Educação do Campo” na perspectiva de observar a preocupação dos sujeitos que estão inseridos no Curso de Especialização em Educação do Campo, tendo como referência a vivência em suas comunidades. Trata-se de um estudo bibliográfico sobre a educação do campo, e, nesse contexto, sobre o perfil do professor a distância, bem como o perfil do professor orientador, abordando os resultados dos Trabalhos de Conclusão de Curso, cujos resultados possibilitaram perceber que a prática docente tem relação direta com o ambiente de aprendizagem no qual o aluno encontra-se inserido. O estudo foi realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA tomando como referência os artigos postados na sala de Elaboração e Orientações do TCC em cada linha de pesquisa.  O resultado do estudo trouxe a evidência de que os artigos produzidos pelos alunos são de grande relevância tanto para os professores cursistas quanto para a comunidade acadêmica, vez que socializam o que foi produzido e possibilitam a reconstrução dos espaços de relação que fortalecem as raízes da população campesina, oportunizando, assim, novos aprendizados a alunos e professores no que se refere ao uso das novas tecnologias e aos saberes mais específicos da educação do campo.

 

This paper discusses the research lines worked by students from the Specialization Field Education distance as completion of course work focusing on teaching practice establishing a relation with the studied throughout the course theory. Proposes to examine the quantity of students per research area, specifically investigating the Thematic Teaching Practice in Rural Education in the perspective of observing the concern of the subjects entered with reference to experience in your community. This is a bibliographic study on rural education, and in this context the teacher profile distance as well as the profile of the teacher advisor, addressing the results of the work of completing the course, the results of which enabled realize that teaching practice has directly related to the learning environment in which the student is inserted. The study was conducted in the Virtual Learning Environment - VLE reference to the articles posted on the Development and the CBD Guidelines room in each line of research. The results of the study provided evidence that the articles produced by the students are of great importance both for the participant teachers as the academic community since socializes what was produced and allows the reconstruction of the areas of relationship that strengthen the roots of the peasant population , thus providing opportunities, new learning for students and teachers both in regard to the use of new technologies as the more specific knowledge of the field of education.

Published

2021-09-27

How to Cite

PINHEIRO, I. do S. S. .; ARAÚJO, E. F. M. .; SERRA, . I. M. R. de S. . Educação do campo na UEMA: uma análise da linha de pesquisa prática pedagógica nos Trabalhos de Conclusão do Curso na modalidade a distância: Campus education at UEMA: an analysis of the pedagogical practice research line in distance learning Course Completion Assignments. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 3105–3117, 2021. DOI: 10.46814/lajdv3n5-031. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/778. Acesso em: 28 oct. 2021.