Fatores intervenientes na mediação pedagógica do tutor: o caso de um curso de graduação em administração pública PNAP/UAB

Factores que intervienen en la mediación pedagógica del tutor: el caso de un curso de grado en administración pública PNAP/UAB

Authors

  • Maria Aparecida de Araújo Lima
  • Eliana M. Oliveira Sá
  • Ana García-Valcárcel Muñoz-Repiso
  • Manuel Florindo Alves Meirinhos

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv3n5-012

Keywords:

EAD, Tutor online, Mediação pedagógica

Abstract

Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa sobre fatores intervenientes na mediação pedagógica do tutor: o caso de um curso de Bacharelado em Administração Pública a distância (ADMP) do PNAP, ofertado por meio do Sistema UAB, em uma universidade pública da região Nordeste, iniciado em 2009. A questão norteadora foi: existem fatores que interferem na mediação pedagógica do tutor online? O objetivo foi identificar os fatores intervenientes e as múltiplas determinações que interferem na mediação pedagógica do tutor. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário e de entrevista com os tutores online. Também foram observadas mensagens postadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Participaram da pesquisa 11 tutores online, de um universo de 17 tutores que realizaram mediação pedagógica no curso pesquisado, entre 2012 e 2013. O resultado da pesquisa indica que fatores relacionados à qualidade do ensino; à qualidade dos materiais didáticos e materiais de apoio ao aluno; ao AVA; à infraestrutura física, tecnológica e administrativa disponível para os alunos e o grau de aproximação entre o professor e tutor interferem no desempenho do tutor online que atua no processo de ensino-estudo-aprendizagem do aluno da EAD ofertada com o uso da internet. Convém informar que o conteúdo deste artigo foi discutido em várias ocasiões em 2014 e 2015. Porém torna-se relevante retomar a discussão no campo da EAD devido ao momento pandêmico, no qual a mediação pedagógica foi intensificada, pelo fato das aulas presenciais terem sido, abruptamente, substituídas por aulas remotas e essa atividade passou a ser realizada também por professores e por monitores (alunos) selecionados para auxiliarem os professores nas atividades docentes no ensino remoto, semi-presencial ou totalmente online

 

This study presents the results of a qualitative research on pedagogical factors involved in mediating the tutor : the case of the Bachelor in Public Administration Distance ( ADMP ) of PNAP offered through the UAB in a public university in northeastern Brazil System , initiated in 2009 and was motivated by question: There are factors that influence the mediation of the online tutor ? Their goal was to identify factors that affect the mediation of online tutor. To collect data, a questionnaire was administered and conducted an interview with the online tutors. Messages posted to the Virtual Learning Environment (VLE ) were also observed. Participated in the survey, 11 tutors online that was presents in the course researched, between 2012 and 2013 The research result indicates that the factors related to the quality of education; the quality of instructional materials and learner support materials; the quality of AVA; physical, technological and administrative available to students and the degree of approximation between the teacher and tutor; infrastructure interfere with the performance of the online tutor who works in the process: teaching - study - learning the of virtual student. It should be noted that the content of this article was discussed on several occasions in 2014 and 2015. However, it is relevant to resume the discussion in the field of DE due to the pandemic moment, in which the pedagogical mediation was intensified, due to the fact that the in-person classes were, abruptly, replaced by remote classes and this activity began to be performed also by teachers and monitors (students) selected to assist teachers in teaching activities in remote, semi-present or fully online teaching.

Published

2021-09-03

How to Cite

LIMA, M. A. DE A. .; SÁ, E. M. O. .; MUÑOZ-REPISO, A. G.-V. .; MEIRINHOS, M. F. A. . Fatores intervenientes na mediação pedagógica do tutor: o caso de um curso de graduação em administração pública PNAP/UAB: Factores que intervienen en la mediación pedagógica del tutor: el caso de un curso de grado en administración pública PNAP/UAB. Latin American Journal of Development, v. 3, n. 5, p. 2913-2928, 3 Sep. 2021.