Redescobrindo a leitura
Rediscovering reading
DOI:
https://doi.org/10.46814/lajdv3n5-004Keywords:
Leitura, Aprendizagem, Prazer, AlegriaAbstract
O Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa, no município de Sapiranga, foi o grande inspirador de professores e alunos no incentivo e gosto pela leitura. Os kits de livros de literatura e as leituras deleite serviram como base para a criação de belíssimos trabalhos. A leitura das histórias infantis ganhou um imponente destaque, pois voltaram a proporcionar prazer e alegria a leitores e ouvintes, permitindo, com isso, uma melhora significativa na aprendizagem dos alunos e, também, redescobertas de planejamentos e avaliações mais reflexivos e interessantes para as crianças. O prazer de ler e poder vivenciar os contos lidos é uma experiência singular para o educando uma vez que jamais esquece tal ensinamento. O Cantinho da Leitura, criado nas salas de aulas com os livros distribuídos pelo MEC, serviu de base para a confecção de personagens e histórias fantásticas, fazendo professores e alunos emocionarem-se pra valer com o letramento diariamente. Essa atividade é feita pela busca de um prazer sempre crescente, lentamente construído, com delicadeza, sensibilidade e empenho a fim de galgar patamares cada vez mais altos. Instala-se, entre leitor e texto, uma troca interativa, num jogo sedutor. As leituras oferecem alternativas de trabalhos pedagógicos que integram conhecimentos, facilitam a comunicação, enriquecem o vocabulário, e disciplinam a mente, sempre obtendo uma nova descoberta. Esta proposta lúdica- educativa visa a constituir-se em um instrumento diversificado, atrativo e prazeroso do desenvolvimento da leitura nas escolas, respeitando a heterogeneidade das turmas de alfabetização. Redescobrir a leitura é reconhecer a escola como espaço onde os livros são um aliado fundamental no processo de ensino e aprendizagem, para que alunos e professores tenham seus direitos assegurados.