Fazer pedagógico e ensino de história da educação: Experiências, reflexões e possibilidades

Pedagogical work and the teaching of history of education: Experiences, reflections and possibilities

Authors

  • José Roberto Gomes Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv3n4-066

Abstract

Este trabalho sintetiza experiências e reflexões acerca do ensino de história da educação, estabelecendo articulações com o tema mais amplo da pedagogia. Trata-se de experiências de práticas e reflexões, motivados por uma produção já existente e divulgada no campo da produção cultural da pesquisa e do ensino. Procura expressar questões, especificamente, quanto ao campo da história da educação, que giram em torno da relação pedagogia e ensino. São questões como: mediação entre aspectos teóricos, intenções pedagógicas e conhecimento histórico-científico; organização do conhecimento nos cursos de graduação e mudanças; relação entre um arbitrário pedagógico e o espaço social; o caso da disciplina História da Educação na perspectiva da formação nas licenciaturas.

Published

2021-08-23

How to Cite

RODRIGUES, J. R. G. . Fazer pedagógico e ensino de história da educação: Experiências, reflexões e possibilidades: Pedagogical work and the teaching of history of education: Experiences, reflections and possibilities. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 2622–2635, 2021. DOI: 10.46814/lajdv3n4-066. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/708. Acesso em: 11 aug. 2022.
<br data-mce-bogus="1"> <br data-mce-bogus="1">