O impacto da Autoria em Rede e das Produções Colaborativas no processo de aprendizagem para além da transmidiação
The impact of Networked Authorship and Collaborative Productions on the learning process beyond transmedia
DOI:
https://doi.org/10.46814/lajdv3n4-051Keywords:
Transmídia, Fanfiction, EducaçãoAbstract
RESUMO
O presente projeto tem como finalidade propor uma aproximação teórica e prática a respeito da autoria em rede e das produções colaborativas no espaço on-line enquanto fatores promissores no processo de aprendizagem despertado por um teor transmidiático. Consideram-se como aporte teórico discussões acerca da autoria em rede, da atividade colaborativa, do cenário da cibercultura, bem como convergência midiática e narrativa transmidiática. Para tanto, parte-se do método qualitativo, a partir da leitura bibliográfica e finalidade exploratória e descritiva para destacar a discussão e possíveis resultados por meio dos dados analisados. Buscando assim, observar a relevância e caminhos possíveis na educação a partir de tais exercícios.
ABSTRACT
The purpose of this project is to propose a theoretical and practical approach regarding networked authorship and collaborative productions in the online space as promising factors in the learning process triggered by a transmedia content. We consider as theoretical basis discussions about networked authorship, collaborative activity, the cyberculture scenario, as well as media convergence and transmedia narrative. For this, the qualitative method is used, based on bibliographical reading and exploratory and descriptive purposes to highlight the discussion and possible results through the analyzed data. Thus, we seek to observe the relevance and possible paths in education from such exercises.