O discurso narrativo como recurso para os sujeitos-estudantes das séries iniciais expressarem sua subjetividad
The narrative discourse as a resource for the subject-students of the initial grades to express their subjectivity
DOI:
https://doi.org/10.46814/lajdv3n4-042Keywords:
Discurso narrativo, Análise de discurso, Narrativas, Subjetividade, PsicanáliseAbstract
RESUMO
Neste trabalho, objetivamos, investigar se sujeitos-estudantes do 5º ano do ensino fundamental são capazes de falar sobre si, por meio do discurso narrativo. Após análises de narrativas escritas, observamos que o discurso narrativo é utilizado pelos sujeitos-estudantes para “falarem de si”, expressando subjetividade, experiências, emoções e propiciando deslocamentos; premissas que caracterizam condições básicas para que tenham efetiva participação em sala de aula e na sociedade.
ABSTRACT
In this paper, we aimed to investigate whether subject-students of 5th grade of elementary school are able to talk about themselves through narrative discourse. After analyzing written narratives, we observed that narrative discourse is used by the subject-students to "talk about themselves", expressing subjectivity, experiences, emotions and providing displacements; premises that characterize basic conditions for them to have effective participation in the classroom and in society.