O ensino por investigação como campo conceitual na teoria de Vergnaud

Authors

  • Santer Alvares de Matos
  • Carmen Maria de Caro Martins

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv2n5-007

Keywords:

Ensino por investigação, Teoria dos Campos Conceituais, Formação Continuada

Abstract

Neste trabalho, apresentamos resultados de uma pesquisa maior que tem como objetivo investigar o impacto de um curso de especialização em Ensino de Ciências na prática docente. Apresentamos aqui uma possibilidade de compreender o ensino por investigação como campo conceitual à luz da teoria de Vergnaud. O trabalho associa o conceito de ensino por investigação aos principais conceitos da Teoria dos Campos Conceituais. Investiga-se, ainda, uma professora em formação continuada a fim de se analisar a evolução da compreensão dessa professora sobre ensino por investigação à luz da Teoria dos Campos Conceituais. Os resultados contribuem com a possibilidade de se compreender o conceito de ensino por investigação como campo conceitual e também apontam para uma evolução na compreensão do conceito de ensino por investigação da professora participante da pesquisa.

Published

2020-10-30

How to Cite

MATOS, S. A. de .; MARTINS, C. M. de C. . O ensino por investigação como campo conceitual na teoria de Vergnaud. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 2, n. 5, p. 190–205, 2020. DOI: 10.46814/lajdv2n5-007. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/65. Acesso em: 16 jan. 2022.