Um novo amanhecer através da arteterapia... Resgatando relacionamentos, após a mastectomia

Authors

  • Maria Carolina Monteiro Machado de Souza Brando

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv2n5-006

Keywords:

câncer de mama, relacionamento conjugal, arteterapia

Abstract

O objetivo deste trabalho visou o relacionamento conjugal de mulheres mastectomizadas.

Levando em conta os aspectos socioculturais brasileiros, observamos que mulheres mastectomizadas apresentavam muitos problemas de relacionamento com seus companheiros quanto à sexualidade, intimidade e imagem corporal, especialmente em classes sociais mais baixas.

Foi elaborado um workshop de arteterapia onde foram convidados seus maridos ou companheiros. Foi um trabalho piloto que implantamos através de uma ONG que trabalhava com a prevenção do câncer de mama na América Latina.

Trabalhamos com um grupo de classe social baixa em um cidade litorânea do Estado de São Paulo. No início, os homens apresentaram certa resistência. Entretanto, um dos pontos culminantes do workshop foi o depoimento dos maridos/companheiros que participaram do evento. Participaram ativamente com suas esposas e apresentaram seus trabalhos ao grupo de maneira afetiva e emocional. As mulheres mostraram-se extremamente surpresas com essa reação masculina.

Trabalhamos através da música, da expressão corporal, histórias, desenhos, além de um processo de confraternização.

Através do processo criativo, conseguimos atingir nossa meta. Os homens tiveram a oportunidade de se expressarem através das imagens, autentica e espontaneamente, e com o tempo essa experiência pode leva-los a uma melhor visão de si mesmos, assim como uma provável reparação e transformação emocional, além de ajudarem suas esposas na recuperação após um câncer de mama. Utilizamos também elementos informativos, introduzindo pela primeira vez uma visão dos sentimentos femininos e masculinos após o diagnóstico de câncer de mama.

Obtivemos um resultado bastante positivo ao recebermos pedidos dos participantes para que implantássemos um novo workshop dando continuidade ao trabalho começado.

O processo criativo tem se mostrado muito eficiente em trabalhos dentro da área da saúde. Sendo a comunicação de maneira simbólica, a arte facilita novos entendimentos e insights. Ajuda na resolução de conflitos, solução de problemas e formulação de novas percepções que o conduzirão a mudanças positivas, crescimento e cura.

Published

2020-10-30

How to Cite

BRANDO, M. C. M. M. de S. . Um novo amanhecer através da arteterapia... Resgatando relacionamentos, após a mastectomia. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 2, n. 5, p. 186–189, 2020. DOI: 10.46814/lajdv2n5-006. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/64. Acesso em: 7 jul. 2022.