Uma Visita a Museu e a Possibilidade de Inclusão de Surdos
DOI:
https://doi.org/10.46814/lajdv2n5-004Keywords:
Inclusão, Surdez, Popularização da CiênciaAbstract
Pode-se dizer que os museus e suas respectivas exposições museológicas têm um papel crucial no processo de inclusão social. No caso de exposições que envolvam temas ligado a questões científicas, podem também auxiliar na formação de conceitos na área. Dessa maneira, neste trabalho, estudou-se a visitação de um grupo de alunos surdos do Ensino Médio a uma exposição museológica científica, acompanhados por uma guia surda, da própria instituição, bem como por seus professores. Esta pesquisa teve como objetivo examinar de que maneira o conhecimento apresentado era compreendido pelos alunos, levando-se em consideração o impacto que um funcionário com as mesmas necessidades especiais, no caso um guia surdo, poderia causar no grupo de visitantes. Nesse sentido, entende-se que para facilitar o processo de inclusão de sujeitos com necessidades especiais, deve-se garantir a sua participação não só como espectadores, mas também como parte integrante do grupo de profissionais envolvidos no processo.