A festa das letras: uma alfabetização possível

Authors

  • Neli Aparecida Gai Pereira
  • Sandy Carla Fernandes de Queiróz

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv2n5-003

Keywords:

Festa das Letras, Alfaletrar, Ludicidade

Abstract

O presente estudo discute como a Festa das Letras pode auxiliar no processo de formação docente, assim como, no processo de alfaletrar e de aprendizagem. Com o objetivo de formar alfabetizadores críticos e preparados para atuar na Educação Básica, a Universidade do Oeste de Santa Catarina possibilita aos acadêmicos uma formação de qualidade. O curso de Pedagogia desenvolve, na disciplina de Alfabetização e Letramento II, uma nova estratégia para que as crianças aprendam a ler e escrever de forma lúdica, de cunho sistematizado e científico, intitulado “Festa das Letras”.  A Festa das Letras apresenta metodologias diferenciadas para o processo de alfaletrar, dentre elas: rimas, história da escrita, história do alfabeto, canto, além de um ambiente alfabetizador.  A sistemática foi desenvolvida com vários grupos de crianças, com idade entre 05 e 09 anos. A Festa das Letras pode ser utilizada na alfabetização e letramento com crianças de todos os lugares, além de auxiliar na apropriação do processo de leitura e escrita, fatores indispensáveis para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças.

Published

2020-10-30

How to Cite

PEREIRA, N. A. G. .; QUEIRÓZ, S. C. F. de . A festa das letras: uma alfabetização possível. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 2, n. 5, p. 163–168, 2020. DOI: 10.46814/lajdv2n5-003. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/61. Acesso em: 17 aug. 2022.
<br data-mce-bogus="1"> <br data-mce-bogus="1">