A gestão pedagógica face “ao termômetro” da qualidade educacional: o ideb como modelador de práticas educacionais
Pedagogic management in the face of the "termometer" of educational quality: the ideb as a model for educational practices
DOI:
https://doi.org/10.46814/lajdv3n4-028Keywords:
Gestão pedagógica, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, políticas educacionaisAbstract
Este trabalho apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa de mestrado que buscou analisar como o IDEB vem interferindo na gestão pedagógica escolar, visto que, esse índice, como um instrumento de controle da qualidade educacional, pode torna-se um modelador de práticas educativas. Na busca por compreender a problemática elencada, tomou-se uma metodologia comparativa com base nas orientações qualitativas de pesquisa, analisando-se duas escolas, uma com indicador elevado e outra com o índice baixo. Além da observação nessas instituições, realizou-se entrevistas com coordenadores e professores, em que suas falas foram analisadas com base na técnica de análise do conteúdo. Os dados levantados confirmam que o IDEB, em formatos diferentes, vem modelando as ações dessas escolas.