A gestão pedagógica face “ao termômetro” da qualidade educacional: o ideb como modelador de práticas educacionais

Pedagogic management in the face of the "termometer" of educational quality: the ideb as a model for educational practices

Authors

  • Simone da Costa Silva
  • Elione Maria Nogueira Diógenes
  • Maria Cledilma Ferreira da Silva Costa

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv3n4-028

Keywords:

Gestão pedagógica, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, políticas educacionais

Abstract

Este trabalho apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa de mestrado que buscou analisar como o IDEB vem interferindo na gestão pedagógica escolar, visto que, esse índice, como um instrumento de controle da qualidade educacional, pode torna-se um modelador de práticas educativas. Na busca por compreender a problemática elencada, tomou-se uma metodologia comparativa com base nas orientações qualitativas de pesquisa, analisando-se duas escolas, uma com indicador elevado e outra com o índice baixo. Além da observação nessas instituições, realizou-se entrevistas com coordenadores e professores, em que suas falas foram analisadas com base na técnica de análise do conteúdo. Os dados levantados confirmam que o IDEB, em formatos diferentes, vem modelando as ações dessas escolas.

Published

2021-07-16

How to Cite

SILVA, S. da C. .; DIÓGENES , E. M. N. .; DA SILVA COSTA , M. C. F. . A gestão pedagógica face “ao termômetro” da qualidade educacional: o ideb como modelador de práticas educacionais: Pedagogic management in the face of the "termometer" of educational quality: the ideb as a model for educational practices. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 2061–2073, 2021. DOI: 10.46814/lajdv3n4-028. Disponível em: https://ojs.latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/471. Acesso em: 29 mar. 2024.
<br data-mce-bogus="1"> <br data-mce-bogus="1">

Most read articles by the same author(s)