Formação interdisciplinar do professor de português como língua de acolhimento para imigrantes do Haiti

Interdisciplinary education of the Portuguese teacher as a host language for immigrants from Haiti

Authors

  • Umberto Euzebio
  • Eduardo Melo Rebouças

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv3n4-017

Keywords:

Imigrante, Haitiano, Acolhimento

Abstract

Neste trabalho foi analisada a metodologia interdisciplinar na formação de professores de português como Língua de Acolhimento, em um grupo heterogêneo de imigrantes do Haiti, por meio de oficinas interdisciplinares envolvendo os oito eixos de orientação para extensão universitária: saúde, educação, trabalho, tecnologia, meio ambiente, comunicação, direitos humanos e cultura. As oficinas foram desenvolvidas com amplas interações e discussões por meio da interculturalidade, relações sociais e interdisciplinaridade, sempre com adaptações e alterações do planejamento, para atender às demandas dos participantes. Foi constatado que a sensibilização do formando para atuar com ensino de português como Língua de Acolhimento para a construção de práticas específicas de ensino para imigrantes e a formação interdisciplinar permitem maior compreensão do universo dos estudantes e maior diálogo e interação entre eles e o professor.

Published

2021-07-12

How to Cite

EUZEBIO, U. .; REBOUÇAS, E. M. . Formação interdisciplinar do professor de português como língua de acolhimento para imigrantes do Haiti: Interdisciplinary education of the Portuguese teacher as a host language for immigrants from Haiti. Latin American Journal of Development, v. 3, n. 4, p. 1921-1935, 12 Jul. 2021.