Estratégias de leitura: caminhos para autonomia leitora

Authors

  • Jaynne Kathleen Bueno Gonçalves
  • Heloise Marques Sabatine

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv3n4-005

Keywords:

leitura literária, estratégias de leitura, formação de leitor

Abstract

Seguindo a conjectura de que a leitura é uma ação que deve ser ensinada e que contribui para a sensibilização, humanização e formação do leitor autônomo, este trabalho teve como base a mediação da leitura a partir das estratégias propostas por Girotto e Souza (2010), que contribuem para melhor compreensão do texto literário pelo aluno. Considerando que o ato de ler está presente na vida cotidiana e que neste processo o leitor apresenta trabalho ativo para a compreensão e interpretação do texto, como nos apresenta os PCN (1998), faz necessário o desenvolvimento de estratégias que contribuam para melhor desenvoltura do leitor na relação com o texto literário. O trabalho foi realizado com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, da rede pública estadual para a constatação das eficácias das estratégias no ato da leitura. As oficinas foram desenvolvidas tendo como base o conto ―Façanhas de Zé Burraldo‖, do livro Histórias de bobos, bocós, burraldos e paspalhões, de Ricardo Azevedo. Nas oficinas foram realizados discussões e registros escritos antes, durante e após a leitura, em que os alunos se utilizaram de conexões (texto-leitor, texto-texto, texto-mundo), inferências, visualizações, sumarizações e sínteses, sugeridas por Girotto e Souza (2010). Foi possível perceber o quanto essas atividades contribuíram para maior autonomia leitora e aumento de repertório literário, bem como o estabelecimento de relação significativa com o conto utilizado.

Published

2021-07-06

How to Cite

GONÇALVES, . J. K. B. .; SABATINE , H. M. . Estratégias de leitura: caminhos para autonomia leitora. Latin American Journal of Development, v. 3, n. 4, p. 1743-1750, 6 Jul. 2021.