Educação estética: um percurso, uma trajetória, um convite a arte

Authors

  • Tamara Martielle B.P. de Arruda
  • Ana Iara Silva de Deus

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv3n3-048

Keywords:

Arte, Educação, Educação Estética

Abstract

Este artigo aborda aspectos da Educação Estética trazendo conceitos de ontem e hoje. Onde procura-se apresentar um percurso do conceito de estética no decorrer de sua trajetória no âmbito educacional. Em seguida, será apresentado o conceito de beleza para os filósofos da Antiguidade, a Educação Estética na perspectiva filosófica e, para finalizar será apresentada a inter-relação entre Arte-Educação e Educação Estética. Deste modo, procura-se compreender o verdadeiro do conceito de Estética e Arte-Educação desde os primórdios da Antiguidade até a Contemporaneidade. Assim este trabalho apresenta as significações e percepções estabelecidas sobre a Arte, o Sensível e o Humano e sua relevância para o campo educacional. Para tanto traz estudiosos que com suas teorias sustentaram esta discussão, assim como: Jimenez, Kant, Duarte Jr., Vilela, Ormezzano, dentre outros. Portanto, procura-se ao longo do ensaio apresentar a Educação Estética como um compartilhamento de experiências vividas. Evidenciando sensações, sentimentos, conflitos e a subjetividade dos envolvidos no processo.

Published

2021-06-25

How to Cite

DE ARRUDA, T. M. B. .; DE DEUS, A. I. S. . Educação estética: um percurso, uma trajetória, um convite a arte. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 1633–1641, 2021. DOI: 10.46814/lajdv3n3-048. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/399. Acesso em: 18 may. 2022.