A resolução de problemas numa perspectiva metodológica para alunos do 9º ano do ensino fundamental segunda fase do colégio municipal divino bernardo gomes

Authors

  • Osmair Carlos dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv3n3-047

Keywords:

Resolução de problemas, Heurística, Tendências em educação matemática

Abstract

O presente estudo é um trabalho tem o objetivo de foi averiguar como tal metodologia pode ser usada e quais impactos ao se aplicar tal abordagem em séries finais do ensino fundamental segunda fase, em especial, o 9º ano, que trabalha com manipulações geométricas. As aplicações ocorreram em turmas do Colégio Municipal Divino Bernardo Gomes, na cidade de Alto Horizonte, em uma turma do 9º ano. Para as aplicações, se tem que a metodologia de resolução de problemas, permite a mobilização dos saberes e despertar o educando para novas abordagens em prol de solucionar um problema, ou seja, o aluno é levado a questionar, montar estratégias e buscar validações, o que permite um amadurecimento das ideias cognitivas. Os dados foram coletados através de um diário de campo, anotações e da observação direta do pesquisador. Conclui-se que apesar de muitos docentes notarem a importância desta metodologia para as aulas de matemática, a maioria não a utiliza de forma satisfatória, trabalhando principalmente com os problemas propostos em livros didáticos, sem levar em conta as etapas propostas para a resolução de problemas. Desta forma, os problemas são tratados meramente como exercícios de fixação, ficando longe da prática autêntica de resolução de problemas, o que gera, muitas vezes, insatisfação do aluno, que encontra muitas dificuldades ao tentar resolver os problemas, sem qualquer intervenção do professor.

Published

2021-06-24

How to Cite

DOS SANTOS, O. C. . A resolução de problemas numa perspectiva metodológica para alunos do 9º ano do ensino fundamental segunda fase do colégio municipal divino bernardo gomes. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 1615–1632, 2021. DOI: 10.46814/lajdv3n3-047. Disponível em: https://ojs.latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/397. Acesso em: 28 mar. 2024.
<br data-mce-bogus="1"> <br data-mce-bogus="1">