A produção textual sob a ótica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD): o lugar das anáforas nominais na tessitura do texto
DOI:
https://doi.org/10.46814/lajdv3n3-045Keywords:
língua escrita, competência lexical, produção textual, texto teórico-opinativo, coesão nominalAbstract
Este trabalho investiga o uso que concluintes do Ensino Médio fazem dos recursos de coesão nominal para construir textos escritos, do tipo teórico-opinativo. Propõe o ensino de línguas pela Abordagem Lexical e o ensino do léxico pelo desenvolvimento da competência lexical, trata a produção textual sob a ótica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), elege as anáforas nominais como recorte para o ensino do léxico e as subdivide em correferenciais e não correferenciais. O objetivo foi explicar a dificuldade demonstrada por muitos alunos, ao afinal da Educação Básica, na construção dessas cadeias anafóricas. O corpus da pesquisa foi constituído por textos empíricos, produzidos por estudantes em situação de vestibular. Os dados foram coletados por amostragem, abarcando as quatro grandes áreas do conhecimento e sua coleta foi interrompida pelo princípio da saturação teórica. A coleta foi realizada de acordo com observáveis de natureza semântica, léxico-sintática e paralinguística. Os resultados evidenciaram a predominância da repetição lexical, dos sinônimos, dos nomes genéricos, entre as anáforas correferenciais; a dos merônimos, entre as não correferenciais, e apontaram a necessidade de um trabalho pontual com os demais recursos. Ao final, são apresentadas algumas sugestões para um trabalho com as cadeias anafóricas na sala de aula.