Estudo de caso em uma empresa de gestão de resíduos sólidos da construção civil no município de campos dos Goytacazes-RJ

Authors

  • Camila Mendonça Romero Sales
  • Caio Victor Melo Lopes
  • Renato Ribeiro da Silva
  • Diego da Silva Sales

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv3n3-043

Keywords:

Construção Civil, Sustentabilidade, Resíduos Sólidos

Abstract

Atualmente a consciência sustentável tanto das empresas quanto dos clientes tem levado as companhias a adotar atitudes que preservem a natureza, o que faz com que elas se tornem altamente competitivas de forma a superar seus concorrentes no mercado. Diante dessa nova visão, a prática dos 3R`s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) nas empresas tem se tornado uma saída para a resolução de problemas ambientais. O estudo de caso proposto neste trabalho idealiza a viabilidade de trabalhar, investir no reaproveitamento de resíduos e obter lucro com essa prática sustentável. Foram realizadas visitas a uma empresa responsável pelo transporte, reciclagem e destinação dos resíduos sólidos de uma forma em geral, tendo como foco a área da construção civil. Foi estudado o mercado da construção civil no município de Campos dos Goytacazes com relação aos resíduos gerados. Os resultados obtidos mostram de uma forma geral, que as empresas têm consciência ecológica no que se refere a questão da sustentabilidade, todavia existe uma distância significativa entre teoria e prática. Um dos principais motivos para não se praticar esse correto gerenciamento é a falta de fiscalização por partes dos órgãos públicos, que faz com que os empresários da região não atuem de acordo com as legislações ambientais. A conclusão desse estudo aborda a viabilidade e a necessidade da instalação de uma usina de reciclagem de RCD no município, em face ao grande desenvolvimento da região, o que na prática conseguiria atenuar o cenário de degradação que atinge não somente o município, como todo o país.

Published

2021-06-23

How to Cite

SALES, C. M. R. .; LOPES, C. V. M. .; DA SILVA, R. R. .; SALES, D. da S. . Estudo de caso em uma empresa de gestão de resíduos sólidos da construção civil no município de campos dos Goytacazes-RJ. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 1560–1570, 2021. DOI: 10.46814/lajdv3n3-043. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/388. Acesso em: 18 may. 2022.