Processos criativos de avaliação em modelos ecológicos na pedagogia do esporte: construindo caminhos para a investigação e a intervenção

Authors

  • Renato Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv3n3-039

Keywords:

pedagogia do esporte, avaliação, criatividade

Abstract

Processos criativos são questões estratégicas que dependem de variáveis externas (ambiente, equipamentos, materiais pedagógicos, planejamento e aplicação de jogos) e internas (pensamento de professores/treinadores, alunos/jogadores em constante interação social). Neste trabalho, os processos criativos de avaliação em modelos ecológicos foram explorados, a partir da perspectiva unitária de investigação e intervenção na pedagogia do esporte. Categorias e níveis de jogos foram problematizados. Questões sobre avaliação foram produzidas. O nível de complexidade do jogo foi cotejado com as perguntas hipotéticas aos jogadores. A metodologia aplicada foi qualitativa, descritiva e discursiva. Os resultados indicam um vasto terreno produtivo para a pedagogia do esporte, especificamente, a partir dos modelos do TGfU (Teaching Games for Understanding (e de sua variante TG – Tactical Games) e do novo Game Sense.

Published

2021-06-23

How to Cite

RENATO SAMPAIO. Processos criativos de avaliação em modelos ecológicos na pedagogia do esporte: construindo caminhos para a investigação e a intervenção. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 1516–1524, 2021. DOI: 10.46814/lajdv3n3-039. Disponível em: https://ojs.latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/384. Acesso em: 29 mar. 2024.
<br data-mce-bogus="1"> <br data-mce-bogus="1">