Estudo dos motivos para o fracasso dos estudantes e professores na relação ensino-aprendizagem de química do ensino médio

Authors

  • João Roberto Fortes Mazzei

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv3n3-032

Keywords:

Fracasso escolar, aprendizagem significativa, mapas conceituais, David Ausubel

Abstract

O presente trabalho realizou estudo sobre o fracasso dos estudantes e professores no aprendizado do ensino da disciplina Química no ensino médio das escolas públicas, auxiliando na estruturação de estratégias pedagógicas para o abismo que há entre o que é ensinado, o que é aprendido e o que tem aplicabilidade na vida cotidiana dos estudantes desta ciência nas escolas. O trabalho foi realizado no Colégio Pedro II, campus São Cristóvão III e consistiu na construção de mapas conceituais por 52 alunos do ensino médio, primeira e segunda séries, reprovados em Química. Com base nas teorias sobre a aprendizagem significativa proposta Ausubel, visou-se trazer uma reflexão sobre o porquê do fracasso de alunos e professores no aprendizado da disciplina Química devido à falta de aprendizagem significativa. Com o resultado da pesquisa foram feitas propostas de norteadores aos professores, a fim de tornarem suas aulas mais pertinentes ao universo do aluno e mais estimulantes ao aprendizado. Espera-se que esse trabalho contribua para tornar as aulas de Química mais agradáveis e atraentes, norteando métodos para registro das observações que possam ser comprovadas por dados experimentais. Dessa forma, pretende-se de tecer reflexões para que sejam repensados o currículo e a práxis na sala de aula. Além de fomentar nos alunos, o espírito investigativo e de pesquisa para responder a hipóteses problematizadoras no âmbito da disciplina Química, trazendo aplicabilidade dos conteúdos absorvidos em sala de aula e, sobretudo, que se relacionem ao cotidiano de suas atividades. Espera-se que este trabalho ajude o professor a capacitar seu aluno a desenvolver interesse pelos estudos da ciência.

Published

2021-06-14

How to Cite

MAZZEI, J. R. F. . Estudo dos motivos para o fracasso dos estudantes e professores na relação ensino-aprendizagem de química do ensino médio. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 1414–1432, 2021. DOI: 10.46814/lajdv3n3-032. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/360. Acesso em: 16 jan. 2022.