Mídia e sua influência na sociedade e na política brasileira do século XXI

Authors

  • João Marcelo Fernandes
  • Luis De Castro Campos Jr

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv3n3-023

Keywords:

Mídia, Sociedade, História, Política, Comunicação

Abstract

A Mídia tem desempenhado um papel importante na sociedade contemporânea e sua influência chamou a atenção de acadêmicas em várias áreas do conhecimento visando dar uma contribuição para compreender seu grau de abrangência. Fruto da Revolução Industrial, de forma específica de sua segunda grande fase, novas tecnologias passaram a compor o universo de populações deslocadas para o espaço urbano como o desenvolvimento de um novo padrão de vida. No caso específico brasileiro o crescimento do rádio a partir dos anos 40 e da televisão se afirmando nos anos 1970 contribuiu para sua maior aproximação da política e consequente uso por grandes lideranças em torno de projetos voltados para conquista e manutenção de poder. Neste estudo pretende-se compreender a influência midiática na política brasileira logo após o processo de redemocratização de forma específica na eleição presidencial de 1989 que contrapôs Fernando Collor de Melo de Luis Inácio Lula da Silva.

Published

2021-06-04

How to Cite

FERNANDES, J. M. .; CAMPOS JR, L. D. C. . Mídia e sua influência na sociedade e na política brasileira do século XXI. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 1295–1300, 2021. DOI: 10.46814/lajdv3n3-023. Disponível em: https://ojs.latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/340. Acesso em: 29 mar. 2024.
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