Percepção dos estudantes do curso de ciências biológicas de uma universidade pública quanto à importância da disciplina de bioterismo e biossegurança

Authors

  • Isla Vanessa Gomes Alves Bastos
  • Thiago Bruno Lima da Silva
  • Anísio Francisco Soares

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv3n3-021

Keywords:

Biologia, Componente curricular, Experimentação animal

Abstract

A contínua evolução do conhecimento humano, especialmente o da biologia, promove ações que envolvem a criação e a experimentação animal, proporcionando atualizações das técnicas e procedimentos. O animal de laboratório é prioritário no campo da experimentação, e os centros de produção têm-se preocupado com seu uso e manejo. A partir desses pressupostos é imprescindível uma disciplina voltada ao estudo com animais. Assim, o objetivo desse estudo foi analisar a percepção dos discentes sobre o componente curricular Bioterismo e Biossegurança dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRPE. Para responder essa indagação, foi utilizado o método quantitativo e a coleta de dados foi obtida por um questionário composto por vinte perguntas aplicado a 32 alunos matriculados no primeiro período de 2018. Os resultados apontaram que houve clareza quanto ao significado e a importância da disciplina para os cursos (90,62%) e a disciplina contribuiu para o desenvolvimento da capacidade crítica dos alunos (84,38%). O docente cumpriu com o horário das aulas (90,62%) e demonstrou domínio e segurança quanto aos conteúdos ministrados (93,75%). Quanto à auto avaliação, os alunos não necessitaram de conteúdo prévio para acompanhar as aulas (84,38%) e ficaram satisfeitos com o que aprenderam (81,25%). Esses percentuais superiores a 80% reforçam a importância da disciplina para a matriz curricular dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas.

Published

2021-06-02

How to Cite

BASTOS, I. V. G. A. .; DA SILVA, T. B. L. .; SOARES, A. F. . Percepção dos estudantes do curso de ciências biológicas de uma universidade pública quanto à importância da disciplina de bioterismo e biossegurança. Latin American Journal of Development, v. 3, n. 3, p. 1271-1280, 2 Jun. 2021.