O processo de autoria na perspectiva da Análise do Discurso ancorado na Base Nacional Curricular Comum brasileira

Authors

  • Valéria André dos Santos
  • Loiane Letícia dos Santos
  • Lorena Aline Santos Almeida
  • Talessa Leonara Freire Bromate
  • Leonila Santos Almeida Sasso
  • Júlio César André

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv3n3-020

Keywords:

Leitura, autoria, escrita, Análise do Discurso, materialidade significante

Abstract

Este artigo tem por objetivo apresentar uma prática de leitura e escrita na perspectiva discursiva, a partir de versões da literatura na reconstrução de histórias, tendo como foco a autoria. A base teórica que sustenta esta reflexão é a Análise do Discurso (AD), ancorada nos estudos de Michel Pêcheux, na França, e de Eni Puccinelli Orlandi, no Brasil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) brasileira e o Documento de Referência Curricular de Mato Grosso (DRC-MT). A finalidade foi trabalhar discursivamente a obra literária, desenvolvendo competências e habilidades por meio de atividades que conduziram ao estabelecimento de relações de semelhanças e diferenças entre esses materiais, nas quais demos visibilidade aos efeitos de sentido produzidos, considerando os diferentes processos de constituição, formulação e circulação das diferentes materialidades significantes como produto final. As atividades foram realizadas entre 2019 e 2020, na Escola Estadual Rui Barbosa, distrito de Monte Castelo - Brasil, por meio de um projeto de leitura que se iniciou em 2012 e que vem se aperfeiçoando gradativamente, mas tem mostrado que vale a pena investir em práticas de sala de aula diferenciadas e contribuir de forma significativa para que todos que dele participarem promovam o crescimento intelectual e ampliem a perspectiva de futuro prevista na ótica educacional.

Published

2021-06-02

How to Cite

DOS SANTOS, V. A. .; DOS SANTOS, L. L. .; ALMEIDA, L. A. S. .; BROMATE, T. L. F. .; SASSO, L. S. A. .; ANDRÉ, J. C. . O processo de autoria na perspectiva da Análise do Discurso ancorado na Base Nacional Curricular Comum brasileira. Latin American Journal of Development, v. 3, n. 3, p. 1258-1270, 2 Jun. 2021.