Entre a fronteira do aprender e o fracasso escolar no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

Authors

  • Elizane Franchi Pelligrini
  • Alessandra Cury Nesso
  • Daniela Cristina Calera Berengel
  • Vilma Aparecida Marim Bolssone
  • Valéria André dos Santos
  • Leonila Santos Almeida Sasso
  • Júlio César André

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv3n3-013

Keywords:

TDHA, ensino fundamental, fatores sociodemográficos, história familiar

Abstract

A escolarização da criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) ainda constitui um grande desafio, visto que além das dificuldades em responder às demandas acadêmicas em termos de aprendizagem, o padrão de interações sociais, com os colegas e os professores, também impõe obstáculos para a participação efetiva em todas as atividades do ambiente escolar. Levantar fatores que levam as crianças com TDAH a não aprenderam na escola foi o objetivo deste estudo longitudinal retrospectivo do tipo coorte histórico que utilizou a revisão de 49 prontuários, com 3 unidades de análise: dados pessoais e socioeconômicos, dados de formação educacional e dados específicos contendo questões dicotômicas de resposta única. Os dados mostrados aqui para os portadores de TDHA da amostra são: 4,1% de histórico de adoção, 2% de existência de patologia de base, 22,4% de histórico de drogadição para o pai e 10,2% para a mãe. Dado discordante da literatura: 87,7% de não reprovação. É primordial buscar constantemente conhecer mais acerca desse transtorno, tanto por parte dos profissionais da educação quanto da família, desde o diagnóstico até o tratamento, de forma a contribuir para oferecer, no âmbito escolar, um ensino significativo para os portadores de TDAH.

Published

2021-05-28

How to Cite

PELLIGRINI, E. F. .; NESSO, A. C. .; BERENGEL, D. C. C. .; BOLSSONE, V. A. M. .; DOS SANTOS, V. A. .; SASSO, L. S. A. .; ANDRÉ, J. C. . Entre a fronteira do aprender e o fracasso escolar no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Latin American Journal of Development, v. 3, n. 3, p. 1162-1180, 28 May 2021.