Projovem :o desafio do protagonismo juvenil em unidades de medida socioeducativa feminina e masculina
DOI:
https://doi.org/10.46814/lajdv3n3-008Keywords:
protagonismo, promoção de saúde, vulnerabilidade, jovens, ato infracional, medida socioeducativaAbstract
A adolescência é um período de transição, permeada por conflitos, onde o jovem começa a se responsabilizar por seus atos, podendo estar vulnerável a cometer atos infracionais.
As adolescentes em conflito com a lei do Estado do Rio de Janeiro, em cumprimento de internação, são levadas ao Centro de Socioeducação Dom Bosco (unidade feminina) e Escola João Luiz Alves (unidade masculina) do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE), órgão responsável em promover medidas socioeducativas, indicado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Este projeto tem como objetivo o protagonismo juvenil, promoção da saúde e direitos humanos, como uma ferramenta para auxiliar as adolescentes a fazerem escolhas mais saudáveis e serem mais autônomas em suas vidas.