Princípios cooperativistas na percepção dos associados: estudo de caso em uma cooperativa de crédito de Minas Gerais

Authors

  • Jaciara Xavier Pereira Ribeiro
  • Alfredo Alves de Oliveira Melo

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv2n1-001

Keywords:

Cooperativismo, Princípios cooperativistas, Cooperativa, Aderência

Abstract

O Cooperativismo é um modelo de organização que tem como objetivo principal o desenvolvimento econômico e social, tendo em seus princípios as linhas orientadoras através dos quais as cooperativas levam os seus valores à prática. Os sete princípios cooperativos são: adesão voluntária e livre; gestão democrática pelos membros; participação econômica dos membros; autonomia e independência: educação, formação e informação; intercooperação e interesse pela comunidade. O objetivo geral é avaliar o grau de aderência dos associados de uma cooperativa de crédito de livre admissão de Minas Gerais no que diz respeito aos princípios cooperativistas. A pergunta que orientou o trabalho: qual o grau de aderência dos associados com relação aos princípios cooperativistas? Este trabalho foi realizado através da abordagem quantitativa descritiva por meio de um survey. A população total foi de 11.789 associados e amostra de 373 associados. O nível de significância foi de 5%, e confiabilidade de 95%. Os sujeitos da pesquisa foram os associados. A técnica de coleta de dados foi o questionário, utilizando a escala de avaliação likert. Para a análise dos dados foram usados os softwares estatísticos Minitab 15 e SPSS 16, além do Microsoft Excel, nos quais foram realizadas análises de ordem univariada e bivariada através do estudo das médias. Os objetivos estabelecidos foram atingidos, sendo respondida a questão problema do estudo. Diante dos resultados apresentados, conclui-se que os associados da cooperativa pesquisada apresentaram elevado grau de aderência no que diz respeito aos princípios cooperativistas.

Published

2020-08-17

How to Cite

RIBEIRO, J. X. P. .; MELO, A. A. de O. . Princípios cooperativistas na percepção dos associados: estudo de caso em uma cooperativa de crédito de Minas Gerais. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 2–23, 2020. DOI: 10.46814/lajdv2n1-001. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/30. Acesso em: 26 oct. 2021.