Alfabetização e robótica: uma experimentação na formação de professores

Authors

  • Carlos Eduardo Albuquerque Miranda
  • Felipe Silva de Oliveira
  • Roseli Aparecida Cação Fontana

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv3n2-033

Keywords:

robótica, educação, alfabetização, formação de professores

Abstract

O presente artigo trata de uma experiência realizada em 2011 com uma turma de estudantes do curso de pedagogia da Unicamp, envolvendo o tema da alfabetização e da robótica, utilizando 10 kits de robótica LEGO Mindstorms. Considerando o grande desafio das disciplinas de alfabetização no sentido de despertar nos futuros professores a atenção para os complexos processos através dos quais os alunos aprendem a ler e escrever, esta dinâmica foi desenvolvida no sentido de aproximar a tecnologia da formação de professores enquanto uma forma específica de linguagem que a futuros(as) professores(as) não possuem familiaridade apenas de estarem em contato com esta linguagem quase todos os dias. Durante aproximadamente duas horas, propiciamos aos estudantes a vivência prática do processo de aquisição de uma nova linguagem (a linguagem dos robôs), objetivando traçar paralelos com o processo de alfabetização e letramento de crianças em idade escolar. Este trabalho trouxe três contribuições para a área de robótica educacional: propiciar aos professores em formação vivências e reflexões singulares sobre os processos de alfabetização; lançar um olhar “mais humano” para a introdução de uma nova linguagem na escola – a linguagem dos robôs – e; demonstrar que a robótica educacional, embora opere com conceitos da engenharia e da computação, deve se aproximar das práticas de letramento que já se fazem presentes na realidade da instituição educativa.

Published

2021-05-03

How to Cite

MIRANDA, C. E. A. .; DE OLIVEIRA, F. S. .; FONTANA, R. A. C. . Alfabetização e robótica: uma experimentação na formação de professores. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 893–902, 2021. DOI: 10.46814/lajdv3n2-033. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/284. Acesso em: 27 may. 2022.