Paradoxos De Uma Performance: The Great Learning (Paragraph 6) de Cornelius Cardew

Authors

  • Carlos Arthur Avezum Pereira

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv3n2-028

Keywords:

The Great Learning, Música Experimental, Notação Verbal, Performance, Cornelius Cardew

Abstract

The Great Learning é uma composição musical experimental que foi afetada pelas contradições estético-políticas vivenciadas pelo seu compositor, Cornelius Cardew, durante o período em que foi composta (1968-1971). Nesse período Cardew questionou uma “estética” vanguardista na música, além das suas próprias obras que tiveram a influência de tal estética. O presente artigo contextualiza esse período vivido pelo compositor para, em seguida, discutir algumas reflexões sobre uma performance dessa obra, a qual foi realizada pelo NuSom. Tais reflexões concentram-se no mote ‘música para músicos-não treinados realizada por músicos-treinados’, sugerindo assim uma relação indireta com essas contradições estético-políticas.

Published

2021-05-03

How to Cite

PEREIRA, C. A. A. . Paradoxos De Uma Performance: The Great Learning (Paragraph 6) de Cornelius Cardew. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 842–852, 2021. DOI: 10.46814/lajdv3n2-028. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/276. Acesso em: 18 may. 2022.