A questão étnico-racial e o ensino de geografia: o caso do sudão do sul

Authors

  • Moacir Silva de Castro

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv3n2-017

Keywords:

Educação, Relações Étnico-Raciais, Sudão do Sul, Geografia. Ensino Médio

Abstract

O artigo em questão visa trazer para o debate questões acerca dos processos políticos e sociais que se sucederam no continente africano no século XX e cujos culminaram com o nascimento do país Sudão do Sul. Compreender questões referentes à educação para as relações étnico-raciais a luz da Disciplina de Geografia, sobretudo destacando aspectos relacionados aos conteúdos que são abordados com alunos do 3º Ano do Ensino Médio da Rede Estadual Paulista de Ensino. Conhecer o país Sudão do Sul a partir de uma variedade de aspectos como: aspectos políticos, sociais, econômicos e demográficos; Analisar em que medida diferentes fatores combinaram para que o antigo país – Sudão – fosse desmembrado para a criação do Sudão do Sul; Discutir elementos para trabalhos com a Geografia do continente africano junto aos alunos do Ensino Médio da Rede Estadual Paulista de Ensino. O objetivo principal é refletir sobre questão étnico-racial na perspectiva da disciplina Geografia, pensando em como o Sudão do Sul pode aparecer como conteúdo. A metodologia utilizada será a análise documental. Como Referencial Teórico utilizaremos alguns documentos oficiais, como a Lei 10.639/03, contribuições de autores como Nilma Lino Gomes e o Currículo Oficial da Secretaria Estadual de Educação da Rede Pública do Estado de São Paulo.

Published

2021-05-03

How to Cite

DE CASTRO, M. S. . A questão étnico-racial e o ensino de geografia: o caso do sudão do sul. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 698–711, 2021. DOI: 10.46814/lajdv3n2-017. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/256. Acesso em: 28 jan. 2022.