A contação de histórias na formação de leitores nos anos inciais do ensino fundamental no sistema educacional do brasil
DOI:
https://doi.org/10.46814/lajdv3n2-015Keywords:
Ensino Fundamental, Letramento, Formação de leitores, Contação de históriasAbstract
Esta pesquisa visa responder a seguinte problemática: como a contação de histórias pode contribuir na formação de leitores nos anos iniciais do ensino fundamental? Desta forma, traçamos como objetivo geral: analisar as contribuições da contação de histórias na formação de leitores nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola particular de Campo Grande - MS, obtendo como objetivos específicos: 1) compreender o processo de letramento dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental e 2) discutir como o uso da contação de histórias, na prática pedagógica, pode contribuir no processo de letramento do aluno. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada da qual participaram três professoras alfabetizadoras de uma escola da rede particular de Campo Grande – MS que usam a contação de história em suas rotinas pedagógicas. Esta é uma pesquisa qualitativa com abordagem documental, bibliográfica e de campo. Os dados coletados foram analisados tendo por base os pressupostos teóricos de Soares (2010); Freire (2008); Araújo, Bravo e Rodrigues (2014); Busatto (2003); Abramovich (2001). Os resultados desta pesquisa indicam que, a contação de histórias é um recurso eficiente para auxiliar o processo de letramento dos alunos, uma vez que inserida nas práticas pedagógicas das docentes, se torna um subsidio para formação de futuros leitores.