A contação de histórias na formação de leitores nos anos inciais do ensino fundamental no sistema educacional do brasil

Authors

  • Arão Davi Oliveira
  • Bianca Eduarda do Nascimento Alves
  • Ketlen Nunes Loks
  • Mayara Lucila Rezende Martinez

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv3n2-015

Keywords:

Ensino Fundamental, Letramento, Formação de leitores, Contação de histórias

Abstract

Esta pesquisa visa responder a seguinte problemática: como a contação de histórias pode contribuir na formação de leitores nos anos iniciais do ensino fundamental? Desta forma, traçamos como objetivo geral: analisar as contribuições da contação de histórias na formação de leitores nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola particular de Campo Grande - MS, obtendo como objetivos específicos: 1) compreender o processo de letramento dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental e 2) discutir como o uso da contação de histórias, na prática pedagógica, pode contribuir no processo de letramento do aluno. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada da qual participaram três professoras alfabetizadoras de uma escola da rede particular de Campo Grande – MS que usam a contação de história em suas rotinas pedagógicas. Esta é uma pesquisa qualitativa com abordagem documental, bibliográfica e de campo. Os dados coletados foram analisados tendo por base os pressupostos teóricos de Soares (2010); Freire (2008); Araújo, Bravo e Rodrigues (2014); Busatto (2003); Abramovich (2001). Os resultados desta pesquisa indicam que, a contação de histórias é um recurso eficiente para auxiliar o processo de letramento dos alunos, uma vez que inserida nas práticas pedagógicas das docentes, se torna um subsidio para formação de futuros leitores.

Published

2021-05-03

How to Cite

OLIVEIRA, A. D. .; ALVES, B. E. do N. .; LOKS, K. N. .; MARTINEZ, M. L. R. . A contação de histórias na formação de leitores nos anos inciais do ensino fundamental no sistema educacional do brasil. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 669–684, 2021. DOI: 10.46814/lajdv3n2-015. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/254. Acesso em: 11 aug. 2022.
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