Riscos sociais e as motivações dos territórios intencionalmente de risco: percepções sobre o rio de janeiro e o distrito federal

Authors

  • Ma. Érica Ferrer

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv3n2-008

Keywords:

território intencionalmente de risco, criminalidade, infraestrutura

Abstract

A criminalidade e a insegurança são uma grande preocupação sentida nas cidades. Tal medo tem sido manipulado por empresas de segurança pública, lançamentos imobiliários e programas de governo para gerar lucro e votos. No entanto, tal insegurança coletiva deve ser trazida para o meio científico para que sejam estudados quais fatores causam o aumento do índice de homicídios, por exemplo. A falta de infraestrutura neste estudo se mostra como um causador desse aumento, porém o governo tem esse conhecimento e, em muitos casos, não o aplica. Assim, o conceito do território intencionalmente de risco visa propor uma reflexão acerca desse descaso governamental em certas áreas e o grande investimento em infraestrutura em outras regiões. Ainda, aborda as motivações que podem levar o governo a não direcionar políticas públicas em determinados territórios com risco social. Neste estudo são utilizados três bairros da cidade do Rio de Janeiro e três regiões administrativas do Distrito Federal.

Published

2021-05-03

How to Cite

FERRER, M. Érica . Riscos sociais e as motivações dos territórios intencionalmente de risco: percepções sobre o rio de janeiro e o distrito federal. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 600–605, 2021. DOI: 10.46814/lajdv3n2-008. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/244. Acesso em: 17 aug. 2022.
<br data-mce-bogus="1"> <br data-mce-bogus="1">