Avaliação prognóstica de idosos em doenças crônicas e síndrome metabólica - fatores de risco para doenças cardiovasculares

Authors

  • Sonia Maciel da Rosa
  • Janaína Batista de Freitas

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv3n2-004

Keywords:

DCNT's, Doenças cardiovasculares, população idosa

Abstract

As mudanças no perfil comportamental da população nas últimas décadas refletiram no estreitamento da pirâmide demográfica devido ao acelerado processo de envelhecimento da população, o que aliado a isso, é crescente o índice de Doenças Crônicas não Transmissíveis – DNCT’s, em destaque, as doenças cardiovasculares nesse grupo. No Brasil são cerca de 17 milhões de portadores de hipertensão arterial, 35% da população de 40 anos e mais. A hipertensão é um dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. É um grande desafio para o Sistema Único de Saúde - SUS, pois essas doenças que manifestam de forma silenciosa, são a grande causa de mortalidade nesse grupo. Com isso, o trabalho objetivou avaliar os fatores de riscos que contribuem para o surgimento de doenças cardiovasculares e assim apresentar soluções que ajudariam a reverter a situação em que se encontram. Para a realização do trabalho, contou-se com a participação de 123 voluntários, onde aos mesmos foi entregue um Termo sob o aval do comitê de ética, oferecendo-lhes informações esclarecedoras do trabalho. Posteriormente, foram submetidos a exames antropométricos; os dados foram discriminados e analisados conforme os padrões estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde e Sociedade Brasileira de Diabetes. Os resultados obtidos foram que, em relação ao índice glicêmico, 6,5% apresentavam-se diabéticos, 38% hipertensos, 84,5% com riscos para doenças cardiovasculares e 60% acima do peso. Esses resultados foram apresentados aos mesmos em forma de palestras de retorno, apontando as dificuldades, fatores riscos que corroboram para o surgimento dessas doenças, e como podem ser controladas a fim de promover a melhoria na qualidade de vida desses idosos.

Published

2021-05-03

How to Cite

DA ROSA, S. M. .; DE FREITAS, J. B. . Avaliação prognóstica de idosos em doenças crônicas e síndrome metabólica - fatores de risco para doenças cardiovasculares. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 553–569, 2021. DOI: 10.46814/lajdv3n2-004. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/240. Acesso em: 18 may. 2022.