Levantamentos Geodésicos: Posicionamento por Ponto Preciso (PPP) e Transporte de Pontos da Rede Geodésica do Estado do Rio Grande do Sul – Determinação da Diferença Linear nas Coordenadas

Authors

  • Jeferson Silva De Sá
  • Attus Pereira Moreira

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv3n1-044

Keywords:

georreferenciamento, posicionamento por Ponto Preciso, coordenadas geodésicas, coordenadas geográficas, diferença linear

Abstract

A falta de técnicos habilitados, disponíveis no mercado de trabalho, para as atividades de georreferenciamento e certificação de imóveis rurais, exige uma intervenção urgente das universidades, responsáveis pela formação, desta modalidade de conhecimento.

O projeto tem como objetivo verificar, em cinco repetições sucessivas, a diferença linear e precisão na obtenção das coordenadas (E,N), UTM SIRGAS/2000, para um ponto fixo, implantado no Campus da URI - Santiago. Para os cálculos das coordenadas obtidas pelo processo do posicionamento por Ponto Preciso (PPP), foram utilizadas, como estação base fixa, durante os cinco processos de rastreio, os dados do rastreio do marco da URI Campus Santiago e da Base de Alegrete, RS, obtidos via Internet. Para o marco de Santiago, na tomada de dados, empregou-se receptor GNSS fixo, de dupla frequência e, para a base de Alegrete, foram utilizados os dados captados via Internet, no formato de arquivo RINEX, conforme disponibilizado para todas as estações bases da rede geodésica brasileira. Foram executadas cinco seções de observações geodésicas, com o emprego de um receptor GNSS, Leica Viva GS15.  Durante as leituras, o receptor base permaneceu instalado sobre o marco geodésico da Campus da URI Santiago, em modo estático e a antena receptora procedeu o rastreio do marco de apoio, no mesmo modo de rastreio.

As coordenadas geográficas obtidas pelos dois processos de rastreio serão transformadas em coordenadas geodésicas UTM SIRGAS/2000, bem como serão calculadas as diferença linear entre elas e analisados os comportamentos destas diferenças. Por fim, serão comparadas as médias das diferenças, caso haja, em cada método proposto.

Published

2021-02-25

How to Cite

DE SÁ, J. S. .; MOREIRA, A. P. . Levantamentos Geodésicos: Posicionamento por Ponto Preciso (PPP) e Transporte de Pontos da Rede Geodésica do Estado do Rio Grande do Sul – Determinação da Diferença Linear nas Coordenadas. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 505–519, 2021. DOI: 10.46814/lajdv3n1-044. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/234. Acesso em: 17 aug. 2022.
<br data-mce-bogus="1"> <br data-mce-bogus="1">