O uso de tinta veneno em embarcações de pesca e turismo: efeitos da poluição por microplástico nas águas marítimas da Baixada Santista

Authors

  • Fagner Evangelista Severo
  • Maria Cristina Pereira Matos

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv3n1-043

Keywords:

Navegação marítima, Tinta anti-incrustante, Microplático, Microlixo, Baixada Santista

Abstract

Este estudo realizou um levantamento da problemática da poluição por microplásticos e compostos organoestânicos, como o Tributilestanho (TBT) ou Trifenilestanho (TPhT) presentes nas tintas utilizadas nas embarcações de madeira. Para identificar a presença de tais poluentes este estudo empregou a metodologia de caráter exploratório, de cunho qualitativo, através de pesquisa de campo junto aos pescadores e donos de embarcações de pesca na Vila da Barra do Una, Peruíbe, SP, no entreposto de pesca de Santos, SP e de embarcações de passeio no píer do Saldanha da Gama, também em Santos, SP. Os resultados obtidos permitiram observar que são utilizadas tintas venenosas para coibir a ação de microorganismos incrustantes que se fixam aos cascos das embarcações e resultam em problemas para os usuários e para a vida marinha. Além disso, identificou-se que no processo de raspagem dos barcos para procedimentos de novas pinturas, partículas de plástico derivadas das tintas removidas são descartadas no mar, favorecendo a contaminação das áreas. A constatação de que esses tipos de embarcações marítimas são todas cobertas por tintas venenosas que deixam resíduos de plástico tóxico no ambiente, indicam a necessidade de novas pesquisas que visem desenvolver tintas anti-incrustantes para os cascos de embarcações que não contribuam para a poluição marinha.

 

Published

2021-02-25

How to Cite

SEVERO, F. E. .; MATOS, M. C. P. . O uso de tinta veneno em embarcações de pesca e turismo: efeitos da poluição por microplástico nas águas marítimas da Baixada Santista. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 499–504, 2021. DOI: 10.46814/lajdv3n1-043. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/233. Acesso em: 18 may. 2022.