Resolução de problemas de estrutura aditiva: a compreensão de uma professora de primeira série

Authors

  • Alex Oleandro Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv3n1-036

Keywords:

Adição, Subtração, Estruturas Aditivas, Campos Conceituais, Educação Matemática

Abstract

Este artigo é resultado de um estudo de caso que foi elaborado com o objetivo de investigar nas aulas de matemática elementos da prática de sala de aula que caracterizassem conceitos teóricos referentes ao campo das Estruturas Aditivas, analisando os problemas e atividades propostos pela professora regente com base nos estudos de autores, teóricos e pesquisadores da Teoria dos Campos Conceituais, especificamente, o campo das Estruturas Aditivas. Esta teoria foi proposta por Gerard Vergnaud, à qual permite compreender melhor como o aluno aprende conceitos matemáticos referentes às operações de adição e subtração. Foram realizadas quatro sessões de observação em uma turma de numa escola pública da região metropolitana de Curitiba, durante os meses de abril e agosto do ano de 2007, em dias combinados com a professora regente, nos quais realizaria o trabalho de resolução de problemas de estrutura aditiva. Trata-se de uma primeira série do ensino fundamental ou segundo ano do atual regime de nove anos, com 27 alunos. Dessas quatro sessões de atividades, foram selecionadas duas que foram consideradas mais relevantes para o estudo. Algumas perguntas abertas foram feitas à professora regente com o intuito de esclarecer alguns pontos da observação. Os resultados apontam para o fato de que a prática docente com relação à resolução de problemas de estrutura aditiva está fundamentada, basicamente na troca de experiência entre professores de uma mesma escola, às vezes, sem muita reflexão. Outro aspecto indica que a professora desconhece a Teoria dos Campos Conceituais e trabalha isoladamente cada operação, priorizando o cálculo escrito sem estabelecer relação entre estas operações.

 

Published

2021-02-25

How to Cite

GONÇALVES, A. O. . Resolução de problemas de estrutura aditiva: a compreensão de uma professora de primeira série. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 406–417, 2021. DOI: 10.46814/lajdv3n1-036. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/219. Acesso em: 17 aug. 2022.
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