As Novas Estratégias de Gestão Pública no Setor Ambiental: os Empregos Verdes e a sua Importância na Geração de Renda para a Sustentabilidade do Desenvolvimento Em Uma Perspectiva Comparada (França e Brasil)

Authors

  • Maione Rocha de Castro Cardoso
  • Gil Célio de Castro Cardoso
  • Martine Droulers
  • Marcel Bursztyn

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv3n1-032

Keywords:

Gestão Pública, Empregos Verdes, Geração de Renda, Sustentabilidade, Desenvolvimento

Abstract

A política relacionada à proteção do ambiente e dos recursos naturais vem adquirindo importância crescente desde os anos de 1980, primeiramente nos países desenvolvidos, como a França, exigindo-se uma ação mais firme dos governos quanto a proteção ambiental. Assim, os objetivos deste artigo são: apresentar os chamados empregos verdes; estudar as politicas adotadas na França em contraponto ao Brasil; apontar os impactos sobre a geração de renda como um dos fatores que contribuem para a sustentabilidade do desenvolvimento, destacando-se, sua importância para a preservação, conservação e manutenção do meio ambiente. Utilizou-se pesquisa bibliográfica e documental, além de dados secundários disponibilizados por  instituições governamentais da França e do Brasil. Conclui-se que é possível fazer algumas aproximações entre as ações ocorridas na França e o caso brasileiro, como: quanto à evolução no seu desenvolvimento, na forma de governo (ou governança) e na ocupação do território e, a partir disto, adaptar aquela experiência com a nossa realidade, lembrando a importância do planejamento público e da participação da sociedade.

Published

2021-02-25

How to Cite

CARDOSO, M. R. de C. .; CARDOSO, G. C. de C. .; DROULERS , M. .; BURSZTYN, M. . As Novas Estratégias de Gestão Pública no Setor Ambiental: os Empregos Verdes e a sua Importância na Geração de Renda para a Sustentabilidade do Desenvolvimento Em Uma Perspectiva Comparada (França e Brasil). Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 351–370, 2021. DOI: 10.46814/lajdv3n1-032. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/214. Acesso em: 7 jul. 2022.