Questões sobre a emergência da heurística nas aulas de Matemática

Authors

  • Valteni Douglas Chaves
  • Marcos Rogério Neves

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv3n1-025

Keywords:

matemática, derivada e aplicações, ciências, epistemologia das ciências, heurística, resolução de problemas, ensino

Abstract

O presente trabalho é uma pesquisa de natureza bibliográfica na qual sistematizamos e discutimos a noção de heurística, formulada de diferentes maneiras no contexto de debates científico-filosóficos sobre a Epistemologia das Ciências. A transposição para o campo da Educação Matemática é feita através da reflexão sobre situações e desafios da nossa prática docente num processo de diálogo com as contribuições de alguns autores selecionados. Tomamos como objeto matemático desta os conteúdos relacionados ao conceito de derivada e suas aplicações a partir da análise de dois livros didáticos. Como resultados da pesquisa, organizamos as questões relacionadas à heurística em três níveis, que se diferenciam pela maior ou menor consideração de elementos estruturais da Ciência Matemática. Transpondo essa análise para o campo da Educação Matemática, observamos que a noção de heurística, que já contribuiu historicamente para investigações sobre a resolução de problemas, pode ainda ser explorada como subsidio para pesquisa e ensino.

Published

2021-02-25

How to Cite

CHAVES, V. D. .; NEVES, M. R. Questões sobre a emergência da heurística nas aulas de Matemática. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 244–259, 2021. DOI: 10.46814/lajdv3n1-025. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/205. Acesso em: 18 may. 2022.