Iniciação à docência e desenvolvimento de ações de suporte ao ensino de matemática: subprojeto PIBID/CPPP/Matemática

Authors

  • Geovane Soares Balejo
  • José Ramão de Souza Chiquitin
  • Caroline da Silva Oliveira
  • Vanilda Alves da Silva

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv3n1-023

Keywords:

Iniciação à docência, Jogos matemáticos, Ensino da Matemática

Abstract

O subprojeto PIBID/CPPP/Matemática tem por objetivo a iniciação à docência dos acadêmicos do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, em um ambiente bem orientado, com vivência de várias técnicas de ensino e seus efeitos, promovendo a melhoria da qualidade da educação e a integração de acadêmicos da universidade federal com as escolas públicas. O Projeto foi desenvolvido na Escola Estadual João Brembatti Calvoso, e encontrou como dificuldade maior a aprendizagem de conteúdos matemáticos, uma vez que os alunos não conseguem articular o abstrato com a prática e sua aplicabilidade. A Matemática ensinada na sala de aula nem sempre é suficiente para mostrar o quanto ela é interessante, necessária e ambientada no nosso espaço cultural, devido à realidade enfrentada pelos professores, em suas vivências de sala de aula: sala superlotada e uma lista enorme de conteúdos a serem ministrados. Os professores da escola alvo do Projeto solicitaram, aos acadêmicos participantes, a contribuição com novos recursos para apresentar a matemática de forma menos teórica e desinteressante ao estudante, permitindo a compreensão de conteúdos, até então vistos por eles como desnecessários ao seu aprendizado. Desse modo, pesquisamos, elaboramos e desenvolvemos atividades lúdicas como os jogos, envolvendo a Matemática e o desenvolvimento do raciocínio lógico. A partir desses recursos pudemos observar resultados satisfatórios quanto ao desempenho na disciplina, melhor rendimento escolar, não só na disciplina de matemática, mas, sobretudo, no contexto interdisciplinar. Por meio dessas atividades foi possível demonstrar o quanto a Matemática é interessante e importante para o desenvolvimento de uma sociedade e, principalmente, do indivíduo/cidadão que nela se insere.

Published

2021-02-25

How to Cite

BALEJO, G. S. .; CHIQUITIN, J. R. de S. .; OLIVEIRA, C. da S. .; DA SILVA, V. A. . Iniciação à docência e desenvolvimento de ações de suporte ao ensino de matemática: subprojeto PIBID/CPPP/Matemática. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 226–233, 2021. DOI: 10.46814/lajdv3n1-023. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/203. Acesso em: 18 may. 2022.