Robótica Educacional e Resolução de Problemas: uma abordagem microgenética da construção do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.46814/lajdv3n1-021Keywords:
Robótica Educacional, Resolução de Problemas, Microgênese Cognitiva, Epistemologia Genética, Análise Microgenética, Estratégia Cognitiva, Sujeito PsicológicoAbstract
O presente estudo de caso objetivou investigar as estratégias cognitivas de resolução de problemas em Robótica Educacional (RE) com auxílio do kit semiestruturado LEGO Mindstorms® 9793 e programação RoboLab®. Com base na teoria da Microgênese Cognitiva de Bärbel Inhleder foram investigadas as estratégias cognitivas do sujeito psicológico para resolver problemas de Robótica Educacional. O estudo baseou-se na análise do caso de um aluno de Robótica Educacional em nível de Ensino Fundamental, que resolveu individualmente um problema de RE com o kit. O procedimento de resolução do problema foi gravado em vídeo e analisado com suporte do software Transana®. A análise do procedimento do sujeito em situação de resolução de problema de Robótica Educacional com enfoque nas microgêneses cognitivas possibilitou visualizar como acontece a construção das estratégias cognitivas de resolução de problemas através da elaboração da representação mental e da construção ou atualização dos esquemas familiares na ação do sujeito sobre os objetos e sobre si mesmo no nível operatório concreto.