Robótica Educacional e Resolução de Problemas: uma abordagem microgenética da construção do conhecimento

Authors

  • Cristiane Pelisolli Cabral

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv3n1-021

Keywords:

Robótica Educacional, Resolução de Problemas, Microgênese Cognitiva, Epistemologia Genética, Análise Microgenética, Estratégia Cognitiva, Sujeito Psicológico

Abstract

O presente estudo de caso objetivou investigar as estratégias cognitivas de resolução de problemas em Robótica Educacional (RE) com auxílio do kit semiestruturado LEGO Mindstorms® 9793 e programação RoboLab®. Com base na teoria da Microgênese Cognitiva de Bärbel Inhleder foram investigadas as estratégias cognitivas do sujeito psicológico para resolver problemas de Robótica Educacional. O estudo baseou-se na análise do caso de um aluno de Robótica Educacional em nível de Ensino Fundamental, que resolveu individualmente um problema de RE com o kit. O procedimento de resolução do problema foi gravado em vídeo e analisado com suporte do software Transana®. A análise do procedimento do sujeito em situação de resolução de problema de Robótica Educacional com enfoque nas microgêneses cognitivas possibilitou visualizar como acontece a construção das estratégias cognitivas de resolução de problemas através da elaboração da representação mental e da construção ou atualização dos esquemas familiares na ação do sujeito sobre os objetos e sobre si mesmo no nível operatório concreto.

Published

2021-02-25

How to Cite

CABRAL, C. P. . Robótica Educacional e Resolução de Problemas: uma abordagem microgenética da construção do conhecimento. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 206–214, 2021. DOI: 10.46814/lajdv3n1-021. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/201. Acesso em: 1 jul. 2022.