190 grupo operativo lúdico (GOL): um modelo de trabalho em grupo, com a finalidade psicoterápica, para crianças da saúde pública de Valinhos-SP

Authors

  • Joel Sales Giglio
  • Marta Bartira Meirelles dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv3n1-015

Keywords:

Psicoterapia, Crianças, Ensino-Aprendizagem em Grupo, Valores Humanos, Qualidade de Vida

Abstract

Há 10 anos aplicamos na Saúde Pública de Valinhos-SP um modelo de trabalho em grupo denominado Grupo Operativo Lúdico (GOL). Sua aplicabilidade se desenvolveu na área psicoterápica e na área de educação em saúde. Os grupos educativos iniciaram-se com o Sistema de Treinamento e Desenvolvimento da Secretaria da Saúde (1999). Esta forma de trabalho em grupo visa o desenvolvimento das pessoas e de grupos com base nos valores humanos. Ele se caracteriza pelo ensino-aprendizagem em grupo mediado por recursos verbais e não verbais os quais são utilizados de forma sistemática e integrada. Através destes recursos algumas competências básicas comportamentais são reforçadas como autoestima, criatividade e trabalho e convivência em grupo. A intenção final deste modo de trabalho em grupo é sensibilizar as pessoas para a prática da qualidade de vida.

Published

2021-02-25

How to Cite

GIGLIO, J. S. .; DOS SANTOS, M. B. M. . 190 grupo operativo lúdico (GOL): um modelo de trabalho em grupo, com a finalidade psicoterápica, para crianças da saúde pública de Valinhos-SP. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 134–136, 2021. DOI: 10.46814/lajdv3n1-015. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/188. Acesso em: 16 jan. 2022.