A velhice pelo olhar do adulto contemporâneo: Uma análise das imagens visuais de idosos na mídia

Authors

  • Tiemy Moura
  • Sandra Souza

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv3n1-014

Keywords:

Idoso, Iconografia, Comunicação marcaria, Adulto contemporâneo

Abstract

O presente trabalho traça uma iconografia de idosos, tal como são retratados em comunicações marcárias, concebidas por jovens contemporâneos e divulgadas em mídias tradicionais e sociais, com o objetivo de mostrar como o sonho social de envelhecer mantendo a juventude é explorado publicitariamente, apoiado por vários segmentos profissionais e institucionais que oferecem produtos e recursos para a conversão desse sonho em realidade. Utilizamos o referencial de Panofsky (descrição iconográfica e interpretação iconológica) e a classificação de Cirillo (categorização com base em elementos verbais e não verbais) para analisar as imagens coletadas em meios digitais e organizá-las em perfis iconográficos relevantes para a compreensão do modo como os jovens contemporâneos enxergam e retratam a velhice.

Published

2021-02-25

How to Cite

MOURA, T. .; SOUZA, S. . A velhice pelo olhar do adulto contemporâneo: Uma análise das imagens visuais de idosos na mídia. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 117–133, 2021. DOI: 10.46814/lajdv3n1-014. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/187. Acesso em: 17 aug. 2022.
<br data-mce-bogus="1"> <br data-mce-bogus="1">