Cubo mágico estrátegia para o ensino da matemática

Authors

  • Brenda Lorranny Cerqueira da Silva
  • José Raimundo Almeida Campo
  • Maria Angélica Santos Souza

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv3n1-011

Keywords:

Matemática, Jogos, Cubo Mágico

Abstract

O presente trabalho trata da importância do uso dos jogos para a aprendizagem de matemática no Ensino Médio, apresentando sugestões práticas de como utilizar os jogos para facilitar o desenvolvimento e o raciocínio lógico dos alunos com dificuldades em aprendizagem. O cubo Mágico é um jogo que de forma dinâmica pode contribuir na aprendizagem matemática do aluno. O objetivo desse trabalho é dinamizar o processo de aprendizagem de matemática através de jogos de raciocínio lógico e desafiar os alunos para provar que os mesmos têm a capacidade de aprender. A matemática é uma disciplina de suma importância em várias situações em nossa vida, se olhar ao nosso redor pode notar sua presença nos contornos, nas formas dos objetos, nas medidas de comprimento,  além de ser usada para medir ou calcular, e utilizado para ensino prático usando jogos com apoio e prática incentivando o aluno a aprender. A metodologia aplicada a esse trabalho deu-se através da adaptação de um cubo mágico com algarismos para efetuar as operações. A finalidade desse jogo é montar o cubo de acordo com a operação adição, fazendo com que todos os números somados de uma face, exceto o que está localizado no meio da face, seja igual ao número central do cubo. Nesse ano de 2015 foi criado um protótipo de um cubo mágico com operações matemáticas para trabalhar o raciocínio lógico. Será apresentado alguns tutoriais para sua montagem, este será etiquetado com números que somados darão o resultado do centro de cada face. A aprendizagem da Matemática depende de uma grande variedade de fatores o que torna o seu ensino bastante complexo. É necessário desenvolver o raciocínio lógico e estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Neste trabalho começamos por apresentar as vantagens do uso dos jogos no ensino da matemática, tendo em vista a sua importância na aprendizagem da matemática. Espera-se que esse trabalho com o uso de jogos matemáticos possa contribuir de forma articulada para o desenvolvimento  da  aprendizagem matemática.

Published

2021-02-25

How to Cite

DA SILVA, B. L. C. .; CAMPO, J. R. A. .; SOUZA, M. A. S. . Cubo mágico estrátegia para o ensino da matemática. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 94–98, 2021. DOI: 10.46814/lajdv3n1-011. Disponível em: https://ojs.latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/181. Acesso em: 25 apr. 2024.
<br data-mce-bogus="1"> <br data-mce-bogus="1">