Discurso sobre o sujeito executivo na mídia: encapsulamentos anafóricos e catafóricos que não encapsulam apenas partes do texto

Authors

  • Alessandro Alves da Silva
  • Pedro Navarro

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv2n6-025

Keywords:

Análise do Discurso, Michel Foucault, Equação Linguística, Encapsulamentos, Sujeito Executivo, Denominações

Abstract

 O presente artigo tem como objetivos: 1) analisar algumas denominações em relação ao sujeito executivo presentes na versão online da revista Você S/A, buscando mostrar alguns dos saberes e dos poderes que vão se formando em relação a este sujeito; 2) mostrar que tais dispositivos atualizam-se em práticas discursivas midiáticas que, pela escolha lexical, posicionam os indivíduos (os sujeitos executivos) como sujeitos competitivos, empreendedores de si mesmos, conhecedores de si mesmos, comprometidos, interessados, obstinados, realizadores e motivadores. O suporte de análise é essencialmente discursivo e se vale, principalmente, do método arqueogenealógico de análise de discursos proposto pelo filósofo francês Michel Foucault. Tal método “busca compreender o sentido a partir da análise da rede interdiscursiva em que a série se encontra, da relação, portanto, que um enunciado mantém com os outros” (NAVARRO, 2008, p. 63). Paralelamente ao método arqueogenealógico de análise de discursos foram utilizados alguns aportes teóricos e linguísticos como ferramentas auxiliares para a análise da função enunciativa que se exerce, constituindo sentidos sobre esse sujeito executivo: 1) “encapsulamentos” (CONTE, 2003); 2) “denominações” (CAMACHO; HATTNHER; GONÇALVES, 2008) e (MARIANI, 1998) e 3) “equação linguística” (SOARES, 2006).

Published

2021-01-28

How to Cite

SILVA, A. A. da .; NAVARRO, P. . Discurso sobre o sujeito executivo na mídia: encapsulamentos anafóricos e catafóricos que não encapsulam apenas partes do texto. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 2, n. 6, p. 634–644, 2021. DOI: 10.46814/lajdv2n6-025. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/158. Acesso em: 17 aug. 2022.
<br data-mce-bogus="1"> <br data-mce-bogus="1">