As agonias da ética contemporânea socioambiental: uma questão de formação
DOI:
https://doi.org/10.46814/lajdv2n6-018Keywords:
Sustentabilidade, Responsabilidade Social, Ética, SociedadeAbstract
A evolução da sociedade e suas transformações constantes levam a necessidade de proteger o meio ambiente, pois este é merecedor de tratamento específico, uma vez que se encontrar desamparado e as consequências serão devastadoras e não ficaram apenas no presente, mas gerações futuras serão atingidas de forma inimaginável. Nessa perspectiva, desde a década de 80, devido às graves interferências ambientais que ocorreram, serviram como estímulo para que fossem repensadas as técnicas de ensino e aprendizagem do educador ambiental. E em 1999, com a Lei 9.795, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental. Acontece que a necessidade de pensar o meio ambiente de forma interdisciplinar faz imprescindível que seja analisada toda questão ética que envolve a educação nacional, seja de formal ou não-formal. Fruto de intensas discussões em nível nacional bem como internacional, a inserção da Educação Ambiental no meio educacional é fundamental para que o indivíduo comece a refletir sobre os efeitos e impactos ambientais. Essa pesquisa, para melhor esclarecer seus propósitos, encontra-se estruturada em dois itens. O primeiro descreve a legislação que regulamenta diretamente a Educação Ambiental e, após, analisa a ética por trás das legislações. Logo, o objetivo do trabalho é analisar as normas brasileiras que regulamentam o Meio Ambiente e a Educação Ambiental e, após, descrever a questão ética presente na mesma. O trabalho possui metodologia de caráter bibliográfico, uma vez que se utilizou de leis e doutrinas para a sua efetiva elaboração. O estudo se justifica em razão da relevância em que o meio ambiente se encontra no cenário atual, cenário este que é preocupante e devastador.